26 de jan de 2011

TRILHA DA PEDRA BONITA - JANEIRO/2011

AGRADEÇO A COMPANHIA E A ALEGRIA DE VOCÊS!
ABRAÇO FORTE A TODOS DESTE GRUPO.

25 de jan de 2011

CALANDÁRIO DE FEVEREIRO DE 2011

Já estamos com programação para Fevereiro de 2011 (no link agenda e informações).
Para agendar uma data para seu grupo, basta enviar e-mail ou entrar em contato pelo telefone que consta na página inicial.

Grande abraço e boas trilhas !

4 de jan de 2011

COMO PROTEGER SEUS PÉS

Muitas vezes, deixado em segundo plano, uma das partes do corpo que mais sente (e sofre!!) em uma trilha, são seus pés. É MUITO importante protegê-los pois, se aparecer uma bolha ou uma assadura, acabamos comprometendo o restante da trilha.
Tudo começa com a escolha do calçado adequado pois existem modelos específicos para cada tipo de trilha e suas utilidades são bastante ligadas a esta escolha.

Para uma trilha de nível Fácil a Médio (das que chamamos "bate-e-volta") podemos optar pelos modelos de cano curto que protege a sola dos pés, são anatômicos e confortáveis. Este modelo tem a vantagem de não limitar a articulação do calcanhar e com isso, permite uma maior liberdade de movimentos e facilita a respiração dos pés. Fique atento sempre ao solado, que deve ser composto de borracha macia para facilitar o contato com o solo. Uma trilha com calçado escorregadio (solado duro) acaba por forçar a musculatura da panturrilha e os tendões. Ao final da trilha, você estará com as pernas cansadas e sensação de que a trilha foi mais cansativa do que a realidade.
Evite também os tênis urbanos, aqueles com amortecedores. 
Eles NÃO foram projetados para o Trekking e por isso, não oferecem a menos segurança.
Possuem o centro de gravidade distante do chão (Seus pés ficam distantes do chão por serem muito altos) o que facilita torções e o solado não é aderente o bastante. Lembre-se que Trekking é um esporte e, por isso, é necessário o equipamento básico.
Já para as trilhas mais longas, o ideal mesmo são as botas projetadas para Trekking.

Possuem solado aderente, respiradores, protegem muito as articulações do calcanhar (evitando possíveis torções) e o centro de gravidade é bastante baixo o que resulta em um equilíbrio maior do corpo, ainda mais levando em consideração que estaremos com mochilas cargueiras pesando 20 ou até mesmo 30 quilos nas costas.
Existem vários modelos e cabe a você escolher o mais adequado.
As de solado alto, 
São indicadas para trilhas alagadas ou para possibilidade de neve ou geada forte. Em geral, são impermeáveis.
Escolha o modelo e fique de olho no preço pois atualmente, varia muito.

DICAS

- Procure comprar uma bota sempre um número maior. Use sempre duas meias, tornando o calçado mais macio e protegendo os pés
- JAMAIS use pela primeira vez a bota em uma trilha. Amacie antes usando por uma ou duas semanas, assim, fica mais fácil de detectar pontos que incomodem ou machuquem
-Sempre leve um pouco de vaselina para trilhas longas. Em caso de bolhas
 ou assaduras inesperadas, 
coloque bastante vaselina nos pés, calce as meias e a bota. Isto irá amenizar em muito as dores
-Assim que chegar da trilha, deixe a bota respirar antes de guardar
-Evite lavar sua bota. Um pano úmido para tirar o excesso é o bastante. Lavar o couro irá ressecar e endurecer
-Lembre-se que tênis de cano alto NÃO é bota para Trekking
-Evite usar tênis de solado plano e que não seja anatômico.
Após algumas horas, seus pés estarão doendo muito

Tomando alguns pequenos cuidados com seus pés, basta colocar a mochila nas costas e se aventurar para conhecer lugares que a maioria das pessoas JAMAIS irá conhecer.
Você é um privilegiado!!
Grande abraço e boas trilhas