9 de fev de 2010

OBSERVAÇÃO DAS NUVENS




É possível prever o tempo em um determinado local, observando as nuvens?

Sim. Podemos ter uma idéia bastante aproximada em uma trilha apenas pela observação das condições atmosféricas. Mas, para tal, é necessário que tenhamos um mínimo de conhecimento das formações e suas implicações.
Partindo do início, para haver nuvens é preciso que haja vapor d'água na atmosfera para que esta se condense e forme minúsculos cristais de gelo.
O que devemos observar?
De primeira, a altura em que são formadas e a altura de sua base em relação ao solo. Quanto mais próxima ao solo e mais escura for a nuvem, maior probabilidade de chuvas. 
Quais os tipos de nuvens mais comuns em região tropical?

CUMULUS:
São nuvens isoladas que apresentam base horizontal, de cor branca. Provoca chuvas isoladas e de pancadas passageiras. Podem conter cristais de gelo no topo. Fique atento a esta formação em uma trilha. Vá procurando um abrigo seguro pois, mesmo passageira, a chuva cai forte.

CUMULONIMBOS:
É uma formação vertical e bastante elevada podendo ser avistada de longa distância devido ao seu tamanho e forma, que lembra uma montanha. É uma nuvem de tom escuro formada de grandes gotas de água e granizo. Esta é sem dúvida a maior preocupação do Trekker. Representa chuva forte com trovoadas e relâmpagos em pouco tempo! Se você avistar esta formação em uma trilha, procure o mais rápido possível um abrigo seguro pois inevitavelmente, virá água forte!



NIMBUS:
Nuvens de grande extensão e base difusa que contem cristais de gelo em sua formação. Provoca chuva fina e inconstante porém, que pode persistir por vários dias. A chuva não representa um perigo direto ao Trekker mas, devido a sua característica duradoura, pode tornar a trilha escorregadia e perigosa. Aborte a aventura!

STRATUS:
Nuvem de tom cinzento que pode provocar no máximo um chuvisco leve. De base uniforme e formada em altitudes elevadas. Costuma cobrir o sol mas não impede a passagem da claridade.

ALTOSTRATUS:
Lembram um lençol cinzento e/ou azulado.Contem cristais de gelo e podem provocar chuva fina e constante.

STRATOCUMULOS (Carneirinho):
Podem se apresentar de cor acinzentada porém, normalmente são brancas, em flocos e não estão ligadas umas as outras. Não representam chuva imediata mas, estão associadas a ventos que trarão mudanças no tempo. Lembram lã de carneiro e, se avistar estta formação em uma trilha com pernoite, tente apressar um pouco o passo para não ser pego de surpresa.

Agora, fique atento a paisagem na trilha, pássaros, plantas etc... mas, não esqueça de dar uma olhadinha para o que as nuvens estão nos falando ok?

Grande abraço e Boas trilhas!