2 de mar. de 2011

REPELENTES

Quem costuma fazer Trekking sabe que, poucas coisas são tão chatas quanto ataques de mosquitos. Muitas vezes, mesmo durante a trilha, eles nos atacam e,  o que se falar daquela "paradinha" para descanso ou uma foto? 
O problema é que, além de chatos, esses mosquitos silvestres podem nos trazer doenças mais graves então, nada melhor que se prevenir !! 
Existe no mercado, diversas marcas de repelentes e, a maioria, se mostra bastante eficaz (lembrando que o tempo de efeito é de aproximadamente 4 horas e, após este tempo, é preciso reaplicar o produto)


porém, devemos levar em conta que, diferentes trilhas em diferentes locais resultam em uma bio-diversidade também diferente. Ou seja, temos de estar protegidos de várias espécies de mosquitos e moscas.
A maioria dos repelentes existentes no mercado (e facilmente encontrado em drogarias e supermercados) se mostram bastante eficazes para a maioria dos insetos porém, de nada adiantam quando se fala nos famosos (e odiados!) "Borrachudos".

Eles estão presentes em quase todas as trilhas de Mata Atlântica e principalmente, na Costa Verde do Rio de Janeiro e litoral norte paulista.

Causam irritação, dor forte devido a inflamação e, em alguns casos, até a internação para tratamento a base de anti-inflamatórios e antibióticos.
Porém, esta "dor de cabeça"parece ter chegado ao fim já disponível em apenas uma rede de Farmácias no Rio de Janeiro o repelente EXPOSIS EXTREME, utilizado pelos exércitos da Alemanha e da França quando enviam suas tropas para treinamento próximo aos trópicos.

Ele garante 10 horas de proteção inclusive contra os Borrachudos e moscas. É para ser usado na pele e seu princípio não é emitir odor forte (como a maioria) e sim, eliminar QUALQUER tipo de odor, mesmo da pele. O mosquito simplesmente não reconhece sua pele como a sua "refeição". 
Existe também uma versão mais nova que pode (e deve) ser passada por cima da roupa.
 
Este garante até 72 horas de proteção. Claro, evitando locais molhadas e a chuva. 
Se você estiver em uma trilha e atravessar um rio por exemplo, deve reaplicar o produto imediatamente para garantir sua eficácia.
Agora, estaremos mais protegidos !!
Finalmente!!

Grande abraço e boas trilhas!!