29 de mar de 2011

DEPOIMENTO

Olá a todos os amigos trilheiros.
Desta vez estou aqui, para deixar meu depoimento sobre o tema "Repelente".
Recentemente, estive em uma pequena viagem no litoral norte de São Paulo e sul do Rio de Janeiro. Como é amplamente divulgado, a região de ILHA BELA é o "paraiso" dos borrachudos.
Em ocasiões anteriores, havia testado uma infinidade de marcas (todas na verdade) e sem nenhum efeito ou, com efeito pouco eficiente. Fui atacado pelos fatídicos borrachudos nestas ocasiões.
Desta vez, levei comigo um produto novo aqui no Brasil que prometia uma eficiência de 100% se aplicado de forma correta, o EXPOSIS EXTREME.
Deixo aqui minha dica para vocês que também são alvos de insetos, esse produto REALMENTE cumpre o que promete !!   Sua eficácia foi comprovada no local onde há uma infestação de borrachudos, combatidos até mesmo pelo poder público. O governo de São Paulo está com três equipes para "tentar" controlar esta "praga" segundo os mesmos.
Em cinco dias nesta ilha, fui picado apenas 5 vezes e mesmo assim, por ter cometido um erro, passei por um riacho e não repassei o produto que, deve ser reaplicado sempre após o contato com a água.
Depois ainda veio Caraguatatuba-SP, Ubatuba-SP, Trindade-RJ e Paraty-RJ sem absolutamente nenhuma picada!
Então, espero que tenha ajudado aos amigos de Trekking e Montanhismo que como eu, também são alvos de insetos... Este produto vale a pena.

PS: Aqui no Rio de Janeiro, só é encontrado na rede de drogarias RAIA e, atualmente (MAR/2011) custa R$ 28,00.

Grande abraço e boas trilhas!!! 

2 de mar de 2011

REPELENTES

Quem costuma fazer Trekking sabe que, poucas coisas são tão chatas quanto ataques de mosquitos. Muitas vezes, mesmo durante a trilha, eles nos atacam e,  o que se falar daquela "paradinha" para descanso ou uma foto? 
O problema é que, além de chatos, esses mosquitos silvestres podem nos trazer doenças mais graves então, nada melhor que se prevenir !! 
Existe no mercado, diversas marcas de repelentes e, a maioria, se mostra bastante eficaz (lembrando que o tempo de efeito é de aproximadamente 4 horas e, após este tempo, é preciso reaplicar o produto)


porém, devemos levar em conta que, diferentes trilhas em diferentes locais resultam em uma bio-diversidade também diferente. Ou seja, temos de estar protegidos de várias espécies de mosquitos e moscas.
A maioria dos repelentes existentes no mercado (e facilmente encontrado em drogarias e supermercados) se mostram bastante eficazes para a maioria dos insetos porém, de nada adiantam quando se fala nos famosos (e odiados!) "Borrachudos".

Eles estão presentes em quase todas as trilhas de Mata Atlântica e principalmente, na Costa Verde do Rio de Janeiro e litoral norte paulista.

Causam irritação, dor forte devido a inflamação e, em alguns casos, até a internação para tratamento a base de anti-inflamatórios e antibióticos.
Porém, esta "dor de cabeça"parece ter chegado ao fim já disponível em apenas uma rede de Farmácias no Rio de Janeiro o repelente EXPOSIS EXTREME, utilizado pelos exércitos da Alemanha e da França quando enviam suas tropas para treinamento próximo aos trópicos.

Ele garante 10 horas de proteção inclusive contra os Borrachudos e moscas. É para ser usado na pele e seu princípio não é emitir odor forte (como a maioria) e sim, eliminar QUALQUER tipo de odor, mesmo da pele. O mosquito simplesmente não reconhece sua pele como a sua "refeição". 
Existe também uma versão mais nova que pode (e deve) ser passada por cima da roupa.
 
Este garante até 72 horas de proteção. Claro, evitando locais molhadas e a chuva. 
Se você estiver em uma trilha e atravessar um rio por exemplo, deve reaplicar o produto imediatamente para garantir sua eficácia.
Agora, estaremos mais protegidos !!
Finalmente!!

Grande abraço e boas trilhas!!