18 de nov de 2009

COMIDA LIOFILIZADA... UMA BOA OPÇÃO!




A Liofilização de alimentos é um processo diferente da desidratação. Enquanto a desidratação aquece o alimento até que a água evapore totalmente, na liofilização o produto é submetido a baixas temperaturas e pressão e a água, existente no alimento não evapora, na verdade, passa diretamente do estado sólido para gasoso. O resultado são alimentos  que mantêm a pigmentação e o formato originais. O sabor varia um pouco: o da banana e o do abacaxi, por exemplo são acentuados já o mamão, pode perder um pouco do seu sabor e parecer um tanto insosso.


Como o processo de liofilização, os alimentos não perdem seus nutrientes segundo Afonso Mota Ramos (Departamento de tecnologia de alimentos da UFV). A liofilização faz com que o alimento perca MUITO MENOS compostos do que quando a desidratação ocorre por meio de exposição ao calor.
Ao serem aquecidas, as frutas podem sofrer alteração de cor , caramelização e perda de vitaminas termossensíveis, como os que dão aroma e sabor aos alimentos.
A retirada da umidade faz, aliás, com que os nutrientes fiquem ainda mais concentrados. Os produtos são calóricos e com alta concentração de açúcar e, se por um lado é ótimo para a prática do Trekking e Montanhismo, por outro pode ser perigosa para pessoas que não toleram alimentos calóricos ou com altas doses de açúcar. Estes alimentos dispensam adição de conservantes e, ao se "retirar" a água, impede-se  muitas reações bioquímicas, por isso, o alimento não se deteriora.
Agora, quando falamos de preços, temos de levar em consideração que, para uma trilha, alimentos saudáveis, leves para se carregar na mochila, calórico (queimamos muitas durante o trekking e precisamos repor) apresentam um custo um pouco mais elevado que os tradicionais.
Nos supermercados já existe a oferta de comida liofilizada nas prateleiras. O custo X benefício fica a critério de cada um.
É aquela famosa "comida dos astronautas" que assistíamos nos filmes e nos docuntários da NASA. Atualmente, existem empresas especializadas e que "liofilizam" verdadeiras refeições. Já é possível atualmente, em plena trilha almoçar arroz, feijão, salada e filé de frango liofilizado!!!!  ADEUS para velho companheiro MIOJO... seus dias estão contados!!!!! hehehehehe.


Aqui no Brasil, existe uma empresa com quem já encomendo refeições a um custo não muito elevado e a entrega costuma ser no prazo. Segue o link.

www.liofoods.com.br

Grande abraço e boas trilhas.
Edu.